Bem, estive meio ausente das atividades bloguísticas por esses tempos, então estou voltando com mais um tópico da série “dez mais”. O controle definitivamente é um dos acessórios cruciais para o sucesso ou fracasso de um console. Dos primeiros e simples consoles de um botão ao inovador Wii remote, passando pelo igualmente inovador (em 1985) controle digital do Nintendo 8 bits, vários foram os controles que se encaixavam completamente na jogabilidade de certos jogos. Além disso, todos sabemos que não há emuladores que simulem aquele contato com aqueles controles que preenchiam nossas tardes anos atrás.
Porém, alguns desses controles pareceram mais uma brincadeira de mau gosto por parte dos engenheiros das grandes empresas de games. Vamos a alguns deles:
Muito antes do Dual Shock, os primeiros controles do Playstation 1 tornaram a jogabilidade em certos jogos extremamente complicad a. Jogos de lu ta nesses controle, por exemplo, era um martírio para os jogadores.
9º lugar - XBOX (primeiro modelo)
Pesado e antiquado, o primeiro modelo do controle fabricado pela Microsoft não oferecia conforto e rapidez para os jogadores. Sabendo disso, logo a Microsoft lançou um novo modelo, menor e mais confortável.
8º lugar - Atari Jaguar
A última cartada da Atari resgatava o teclado numérico utilizado em consoles do passado, mas essa parafernália de botões só serviu para tornar o controle extremamente complicado e desconfortável.
7º lugar - Intellivision

Embora tenha tido um design inovador para a época, o controle do Mattel Intellivision, sofria com um grave problema: a fragilidade. A vida útil do controle era extremamente curta e, no primeiro modelo do videogame, eles não podiam ser substituídos, pois eram acoplados ao console.
6º lugar - Colecovision

Similar ao do encontrado no Intellivision, porém mais resistente. O problema aqui não era a fragilidade e sim a posição do direcional, que dificultava a jogabilidade.
5º lugar - Amiga CD

Além de ser horroroso, o controle do Amiga CD não oferecia ao jogador o conforto necessário, talvez pelo fato de ter sido construído de cabeça para baixo! Não fazia muita diferença, já que a biblioteca de jogos do Amiga não era nenhuma maravilha...
4º lugar - RCA Studio II

O RCA Studio era a tentativa da RCA entrar no mercado de videogames, mas a empresa não obteve muito sucesso. Para piorar, os controles eram fixos ao console e o direcional era substituído por um teclado numérico, tornando os controles extremamente complicados.
3º Lugar - Bally Professional Arcade
O controle do obscuro sistema da Bally era estranho, sendo que os movimentos eram controlados rodando o botão de cima para os lados, como se fosse um controle de volume. Isso não ajudou o console a se popularizar.
2º lugar - Fairchild Channel F

Ele foi o primeiro console programável da história e o primeiro a criar a idéia de “cartuchos”. Mas tinha um controle que parecia mais um vibrador, é bem verdade.
1º lugar - Atari 5200
Muitos controles ruins foram fabricados, é verdade, mas nenhum se compara ao Atari 5200. Ao tentar inovar com a idéia de um controle analógico, a Atari fez uma tremenda besteira e fabricou um controle impossível de ser centralizado, tornando a jogabilidade impossível em vários jogos. Essa foi provavelmente a maior causa do fracasso do sucessor do Atari 2600, e contribuiu e muito para o crash do mercado de videogames, em 1984.