terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Faroeste e videogames, ou, Porque John Ford jogaria videogames se não tivesse morrido em 1973

Quando eu era criança, o brinquedo que tomava a maior parte de meu tempo livre não eram os videogames. Talvez pelo fato de seu uso ser regulado em minha casa, afinal, segundo minha família, eles eram terríveis aparelhos capazes de estragar televisores dos mais diversos modelos. Meu brinquedo favorito era o Forte apache. Diorama, era isso que nós fazíamos, aprendi anos mais tarde, já na faculdade. Aquilo que fazíamos, quando pegávamos as figuras, índios e soldados e montávamos cenários de batalhas incríveis no forte ou no acampamento indígena. Talvez a minha geração tenha sido a última a se divertir com o clássico brinquedo "Forte Apache". Seja brincando de Forte Apache, lendo os quadrinhos luxuosos de Rino Albertarelli ou assistindo matinês de Faroestes B na TV Record, esse cenário "oestino" sempre me fascinou.


O jogo aí ao lado foi o primeiro videogame de faroeste que conheci: "Duelo no velho Oeste", tradução do jogo americano Gunfighter, do Odyssey2. Acho que esse foi um dos games que mais joguei no velho Odyssey, mais pelo fato de ser um jogo de Faroeste do que por qualquer outra coisa. Aliás, as caixas dos jogos do Odyssey são um caso a parte. Não é a toa que é um console altamente colecionável. A foto abaixo mostra o gameplay do jogo.









Quando comecei a freqüentar o fliperama de Frutal, um ambiente deveras saudável para um garoto de uns 8 anos, me deparei com um jogo que me chamou a atenção de imediato. Era o clássico Gun.smoke, mas nós o chamávamos de Faroeste mesmo... O gabinete era convidativo e me lembrava a capa de "Duelo no Velho Oeste", embora aquela imagem fosse apenas um clichê do gênero. Na prática, porém, eu achava aquele jogo muito difícil. Mas isso não me impedia de gastar várias e várias fichas, sempre com aquele cara, geralmente mais velho, pedindo pra passar de fase pra gente, o que era recusado de imediato.






Com o passar dos anos, quando o Odyssey já parecia velho e bobo demais para ser jogado (que me perdoem os deuses do videogame), eu tentava descobrir novos jogos desse gênero que tanto me interessou. Folheava a Ação Games e a Videogame em busca de informações, mas eram poucos e raros os jogos ambientados .


Então veio o Super Nintendo. E com ele um dos melhores jogos que a Konami já produziu: Sunset Riders. Creio que Sunset Riders era tudo o que sonhava em ver em um videogame de faroeste. Era divertido, muito engraçado, repleto de malfeitores, diligências e tiros... Muitos tiros... Sunset riders é um desses jogos que você jamais esquece. PS: A foto aí ao lado é a versão do arcade.






Quando, em 1995, um dos primos de um vizinho trouxe aquele maravilhoso 3do, meu objeto de desejo número 1 naquele momento, um jogo me chamou minha atenção, mais até do que o "Need for Speed", um dos principais destaque do console. Não era um jogo como os outros, era um filme. E um filme de faroeste! Eu queria ter jogado mais tempo na ocasião, mas, como todos só queriam saber de NFS e eu não podia reclamar, só tive a oportunidade de jogá-lo direito anos mais tarde. Mad Dog é um daqueles casos clássicos: ou você ama ou odeia. A jogabilidade dos jogos em FMV é limitada, naturalmente, mas pra mim, isso nunca tirou o brilho desses jogos. Além do fato de serem mais do que uma inovação para a época.



O jogo mais recente de faroeste que joguei foi Red Dead Revolver. Embora, em minha opinião, não tenha mais aquele charme de antigamente, é um jogo interessante, embora pra mim Red não é nome de pistoleiro! Foi um dos poucos jogos de PS2 que tive paciência de jogar até o fim.

12 comentários:

Gil Nunes disse...

Não podemos nos esquecer de que as sessões de western da Bandeirantes eram clássicas demais.
No mais, eu só acho que, como um bom "Seguista", os créditos de Sunsetriders deviam ter ido para o Mega Drive. Mas temos que ser justos e assumir que a versão do snes é melhor. Srsrs

Gil Nunes disse...

Só me esqueci de dizer que esse tópico ficou muito bom!!!!

Fábio disse...

Essa historia de que os videogames estragavam as tvs era foda.
Sempre deixavam uma tv de 20 anos q estava quase nas ultimas pro video game. Aí, quando ela obviamente estragava, a culpa era do video game.

Eu gosto do wild guns, mas a julgar por opiniões coletadas por aí, acho que sou o único.

Anônimo disse...

Eu gosto bastante de Wild Guns tb.
Mas entre sunsetriders e wild guns, eu fico com o sunset. A questão é que ambos tinham garotas fantásticas de vestidinhos provocantes. Srsrss

Fernando Silva disse...

Isso é porque vocês ainda não jogaram a versão de Sunset Riders pra Arcade. Fantástica demais! Agora que tenho um xbox, tenho acesso a todas essas maravilhas!

Fábio disse...

Eu nao gosto do John Ford. Prefiro o Zé Chevrolet!

Fernando Silva disse...

hahahahahaha

Joanita disse...

Acabou a empolgação do início?
:(
pensei que teria um último post antes das festas de fim de ano.

Joanita disse...

Isso daqui parou mesmo?
Gente do céu! Que coisa mais errada.

Anônimo disse...

Pelo jeito não foi apenas eu que deixei o blog de lado...
Ferdando, quando vamos tomar aquele café???
Aproveito a oportunidade pra dizer que logo vou colocar no meu blog aquele conto que gostou, Fê, mas com algumas modificações...

Beijos Gil, Beijos Fernando!!!

Carol Durce disse...

*Fernando, não Ferdando....

Raphael P. disse...

"Red" por causa da mão dele, que ficou vermelha quando pegou na arma quente... Mad Dog é maneiro mesmo e, sobre o SunsetRiders... CORMANO RULES!