quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O melhor console de todos os tempos!


Qual o melhor console de todos os tempos?
Para os fãs da Nintendo, pode ser o super nintendo, o nintendinho, game cube - ou quem sabe alguém se arrisca em dizer que foi o Nintendo 64? Para os amantes da Sega, pode ser o Mega Drive, Sega Saturn, Sega CD, Dreamcast, etc...
Já em termos de importância histórica, pode-se dizer, que o Odyssey aparece como um divisor de água. O que sabemos, é que quando isso se estende aos fãs, simples discussões podem chegar a sérias agressões físicas. É comum hoje em dia notarmos que uma coisa é certa entre os fãs de videogames: quem gosta da Sega ou da Nintendo, não suporta o nome Sony. No lançamento do Ps3 me lembro de assistir a um vídeo no youtube em que um fã de qualquer outra marca de games comprava o novo modelo da sony para em seguida destruí-lo completamente com uma marreta no meio da rua. “Nintendistas” e “Seguistas” iam ao delírio com aquela cena de destruição. Bom, eu confesso que o meu problema com a Sony sempre se deu à qualidade dos jogos que saíam para as plataformas que ela costumava concorrer. Opinião de jogador, sempre achei as versões para Sega Saturn melhores do que as versões para PSX. Mas isso variava muito. Até porque o Sega Saturn possuía os jogos que eu gostava de jogar. Como as versões de Street Fighter e The King Of Fighters, que sem dúvida alguma depois das versões para Neo Geo, eram as mais fiéis. Isso sem falar que o cartucho de expansão deixava o Saturn dois passos à frente do PSX. O fato é que minha paixão pela Sega nasceu bem antes dessa batalha dos 32 bits, mais precisamente, ela se deu no final do ano de 1989, quando eu vi pela primeira vez um Mega Drive. Até hoje, jogos como: Sonic, Streets Of Rage, Batman, Road Rash, Battletoads e vários outros que foram lançados para o Mega, são itens obrigatórios para qualquer fã de videogame. A era dos 16 bits sem dúvida alguma foi a que trouxe maior glamour para o mundo dos games.

Como não pretendo seguir uma ordem cronológica por aqui, eu volto a uma outra batalha que foi travada nos anos 80. A guerra entre Sega e Nintendo, até então, as duas assistiam quase impotentes, a Atari reinar no mercado Nacional com suas várias versões de um dos consoles mais importantes da história dos games, o aparelho que levava o mesmo nome da empresa: ATARI. O tiro no pé foi dado no início dos anos 90 com o lançamento do charmoso, mas ineficiente Jaguar. Era tudo que Sega e Nintendo precisavam para assumirem a liderança do mercado de Video Games.
Se a Nintendo tinha o Nintendinho, a Sega tinha o Master System. Se a Nintendo tinha seu Mario, a Sega tinha seu Alex Kidd. E assim foi até a era dos 16 bits, quando a Sega criou aquele que seria seu último e definitivo mascote: o porco-espinho Sonic. Já a Nintendo, continou com seu Mario, sempre fazendo muito sucesso em todos os consoles que viria lançar nos anos seguintes. Enquanto a Sega se gabava de ter o jogo mais rápido para um console lançado até então, a Nintendo argumentava que tinha o jogo mais divertido e com o personagem mais carismático. O que podemos dizer é que até os 32 bits pudemos presenciamos uma batalha saudável entre essas duas empresas. Durante esse período de transição dos 16 bits para o 32, a Sega começou a cometer os erros que a faria sucumbir uma década depois. Game gear, Sega CD, Sega Nomad, Sega 32X, entre vários outros que sequer saíram dos protótipos. Com a necessidade de sair na frente, esquecia o mais importante: Os jogos. Ao deixar de investir em um único console para lutar diretamente com a Nintendo e com a Sony que começava a medir forças no mercado de Videogames, a Sega tentava fisgar todo tipo de consumidor e se esquecia que o mais importante eram os softwares. Com tantos erros, a derrocada veio com o lançamento do Dreamcast que seria seu último console lançado.
Já a Nintendo, cometeu alguns erros que quase fizeram com que ela fosse para o mesmo caminho da Sega. O Add-ON com CD para o Super Nintendo foi um erro que fez a empresa desperdiçar milhões e culminou com o surgimento de uma nova concorrente que viria a se tornar o maior nome da indústria de entretenimento do século 21. Afinal, a Nintendo vendeu seu projeto fracassado para a Sony. Certamente um erro. Isso não chegou a prejudicar a Nintendo, tendo em vista que uma das armas fortes da empresa são os portáteis. Nesse ramo, ninguém impera mais do que a Nintendo, e nem mesmo o Psp pôde colocar fim à hegemonia da empresa. Com tantos bons consoles, eu creio que seria difícil dizer qual seria o melhor console de todos os tempos. O mais correto nesse caso, julgo, seria classificar por eras. Sendo assim eu ainda teria que abrir uma exceção e dar um empate para os 16 bits, já que Mega Drive e Super Nintendo não merecem um segundo lugar. Na era dos 8 bits, eu ficaria com o Nintendinho, pela diversidade de jogos. Na era dos 32 bits sem sombra de dúvida eu voto no mais imponente e resistente console: o glorioso Sega Saturn. Como minha era de games não ultrapassa os 32 bits eu só cito o Dreamcast porque foi o último tiro da Sega contra uma indústria que começava a deixar de lado a diversão para criar jogos bem próximos da realidade, mas sem um pingo de diversão. Para a sorte dos amantes de games, mais tarde a velha Nintendo despertaria para a realidade e devolveria o que nunca devia ter sido tirado de nós com seu Wii... A diversão.

8 comentários:

Fernando Silva disse...

Sony sux

Fernando Silva disse...

A Nintendo teve os seus fracassos porque sempre foi ousada. Agora está colhendo bons frutos de sua ousadia, com o sucesso de seus consoles atuais...

Fábio disse...

Eu sou um video game

Joanita disse...

Qual videogame?

Fernando Silva disse...

Só pode ser o Lontrari. Ou Super HieNES. Ou Mega Doidrive... ou Master Lontra...

Unknown disse...

Kraaaaaaaaaaaaa!
Não me lembre do Eterno Odyssey !!!
Tenho pesadelos,huahuahuaha
pois foi o meu primeiro console, e não sei como acabei com ele, aquilo era tudo para mim.Meu nintendinho ainda tenho,( Gil, podemos negociar, hahahahaa), mas uma coisa eu digo, não existe encanador mais carismatico que o Mario.... Uma dia conto como foi o encontro nosso( eu e meus irmãos)com o Kopa(nem sei c escreve assim),até hoje caio em gargalhadas em lembrar da cena, kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Excelente!!!!

melhor texto até agora!

e eu concordo q a melhor era foi a era 16 bits, ja console, varia de pessoa para pessoa,mas em termos de era, 16 bit foi inesquecivel!

continuem atualizando eternamente o blog!

Unknown disse...

É isso mesmo, Gil! Como um bom Seguista, não suporto ouvir "Sony"! (Aaarrrggghhh!!!! E cara, que a era 16Bit foi a mais glamourosa, isso sem dúvida. Como era bacana, apesar dos sérios "bate-boca" discutir quem era melhor: Sonic ou Mário, que versão de Street era ou Mortal era melhor, e daí vai... . Aquilo sim, foi batalha de Video Games, sem contar que os jogos tinha diversão, ne?! O que não existe mais. Esse blog está melhor a cada atualização. Está em meus favoritos. Não deixem ele de lado como alguns fazem nao, hein!