terça-feira, 13 de novembro de 2007

Os acessórios mais bizarros de todos os tempos: TOP 10

Ao longo dos anos, a indústria de videogames investiu pesado em acessórios que visavam deixar o console ainda mais poderoso e atrativo. Em muitos casos, no entanto, a necessidade de inovar era tamanha que acabavam por lançar muitos acessórios antiquados, alguns até um tanto quanto inúteis. Abaixo eu selecionei uma lista dos 10 acessórios mais sórdidos:


10º lugar: SNES Super Scope

Muitos sonhavam ter uma, mas poucos realmente possuíram uma Super Scope. O acessório, demonstrado na caixa do SNES, foi objeto de desejo de vários gamers que possuíam o console. Na prática, porém, o acessório era um item um pouco incômodo, que necessitava de 6 pilhas AA para seu funcionamento, era um tanto quanto impreciso e possuía uma lista de jogos compatíveis muito limitada.


9º lugar: Atari Jaguar CD

O add-on da Atari visava transformar o Atari em uma (privada?) potente máquina capaz de executar jogos em CD-ROM. No entanto, a biblioteca de jogos do sistema, além de ter sido muito pequena, era, no mínimo, de qualidade duvidosa. O Jaguar foi o último console a ser fabricado pela Atari.








8º lugar: Sega Activator Ring


Esse acessório, desenvolvido para o Genesis/Mega Drive, era uma espécie de anel octogonal, que contava com um sensor de movimentos que poderia reproduzir na tela os movimentos do jogador. Um conceito bem à frente de seu tempo, mas que na prática, não funcionava muito bem. Poucos jogos foram desenvolvidos para o acessório, sendo o mais notório, "Eternal Champions", sendo que em outros jogos a jogabilidade era, por assim dizer, sofrível.




7º lugar: Power Glove
Desenvolvida para o NES, esse curioso controle em forma de luva da Nintendo podia reproduzir movimentos feitos pela mão do jogador. Se funcionava bem ou não, eu não sei direito, mas a verdade é que eu sempre quis ter uma dessa.














6º lugar: Vectrex Light Pen
Por si só, o console Vectrex já era uma curiosidade cheia de exclusividades: além de ser o primeiro console a utilizar tela própria, também foi o primeiro e único console que possuía jogos exclusivamente vetoriais. Quem jogou essa coisinha sabe que, na pior das hipóteses, é uma experiência inesquecível. Esse acessório, lançado para o sistema em meados dos anos 80, estava anos luz à frente da tecnologia da época: tratava-se de uma caneta óptica, que podia reproduzir na tela monocromática do console simples desenhos. É uma pena que o Vectrex tenha sido um dos atingidos pelo crash do mercado em 1984 e esse novo conceito introduzido pelo console, tenha sido abandonado.




5º lugar: Odyssey Voice Module
Primeiro console lançado no Brasil, com conversões de jogos com personagens brasileiros, como o clássico "Didi na mina encantada", baseado no original "Pick Axe Pete", o Odyssey teve uma estratégia de marketing audaciosa, para fazer frente ao Atari 2600, já que seus gráficos eram inferiores aos deste último. Esse curioso acessório, que tinha como Slogan de campanha "O Odyssey resolve falar", era um tijolo que permitia ao Odyssey reproduzir frases simples em alguns jogos, com uma voz sintetizada um tanto quanto macabra. Eu tenho certeza que, se tivesse conhecido o acessório durante a minha infância, certamente isso me custaria vários pesadelos.









4º lugar: Atari 5200 Trackball controller
Em uma tentativa desesperada de corrigir a cagada que fez ao lançar um console com um controle tão ineficaz quanto os originais da console, a Atari lançou este único, poderoso e grande, grande, mas muito grande mesmo, controle. Apesar do tamanho, muitos afirmam que este foi um dos melhores joysticks já produzidos até hoje. Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de testar. Enquanto isso, sou obrigado a sofrer com os péssimos controles do 5200, que acabaram por liquidar esse console.











3º lugar: Game Boy Camera
Lançada em 1998, em uma época em que as câmeras digitais eram equipamentos quase inexistentes, a game boy camera era realmente um exemplo de tecnologia avançada. A câmera capturava imagens em preto e branco instantaneamente na tela do portátil, com uma qualidade... Bem, basicamente ela transformava paisagens e pessoas comuns em cenários e personagens de filmes de terror. Vejam vocês mesmos na foto aí ao lado. Por incrível que pareça, existem fotologs especializados em fotografias capturadas por essas câmeras.




2º lugar: U-Force

O U-Force parecia com várias coisas, menos com um controle. Desenvolvido para o NES, aqui mais uma vez vemos uma tentativa da Nintendo em utilizar sensores de movimento. O U-Force criava uma espécie de campo de força, supostamente capaz de detectar a direção e a velocidade do movimento das mãos. Claro que o resultado disso tudo foi um dos piores controles já fabricados em todos os tempos.












1º lugar: Atari Mind Link

E o grande vencedor não poderia ser outro. Embora nunca tenha sido lançado comercialmente, o Atari Mind Link era resultado de uma parceria entre os engenheiros da Atari e uma companhia extraterrestre, que visava compartilhar a tecnologia alienígena da telepatia. Era isso mesmo o que prometia o acessório: instalado na cabeça do jogador, o Mind Link podia captar os seus pensamentos e reproduzi-los nos jogos!!! Se tivesse sido lançado, certamente figuraria entre os maiores golpes de marketing da história dos videogames.


8 comentários:

Anônimo disse...

kids, you need to see this: http://youtube.com/watch?v=kLrWgVPeCzI

enjoy!

Fernando Silva disse...

hahaha
Eu já vi esse!

Fábio disse...

eu nao entendi qual a do sega activator ring. explique mais detalhadamente, please.

Anônimo disse...

EUtenhutempo.com.br

fim.

IUAHIHAUIHAIHAIHAUIHIAHA

EU KERO AKELA LUVA!!! MUUUUUITO power ranger!

Anônimo disse...

vocês dois, hein ^^

Anônimo disse...

muito bom esse top, mas senti falta de alguns como a vara de pescar para o Dreamcast, os bongos do Gamecube e o tapete de Dance Dance

mas, ficou bom esse top 10

espero q faça outros top 10, de jogos e controles por exemplo

Nintendo fan

Anônimo disse...

Muito legal, continue assim postando essas coisas sobre videogames que estão esquecidos.

VCS2600 disse...

Muito legal.Continue sempre assim,postando matérias sobre videogames.