quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Porque não videogames?


A missão que tenho com esse blog é de não deixar que ele se torne mais um dos vários projetos estagnados de minha vida. Estava pensando sobre o que devia escrever. Claro, o óbvio, afinal, isso aqui é sobre videogames. Mas me veio à cabeça a seguinte pergunta: Que relação os videogames tiveram com minha vida e ainda têm? No fundo, eu ainda me sinto o menino de 18 anos atrás que ficou fascinado ao ver pela primeira vez aqueles mal traçados gráficos em um fliperama. Por outro lado, a minha vida adulta me trouxe a possibilidade de conquistar tudo que eu não podia quando era um servo dos domínios alheios. A partir disso, qual seria o papel dos videogames na minha vida atualmente? Afinal, eu ainda observo com os mesmos olhos encantados de 18 anos atrás para todos os meus consoles que ornamentam lindamente a minha estante; E sinto a mesma emoção ao pegar aqueles jogos em minha prateleira e limpa-los um a um.
Sempre temi namoradas por medo de que elas pudessem implicar com minha coleção. Por isso, sempre fugi das tipo: Lisa Presley que fez com o que pobre Nicolas Cage vendesse grande parte de sua rara e maravilhosa coleção de quadrinhos. Para os que não estão por dentro da história, seis meses depois eles romperam o relacionamento e ele ganhou de presente, além do pé na bunda, uma culpa de proporção inimaginável por ter cedido aos caprichos daquela destruidora de coleções. Srsrs
Para a minha grande sorte, tenho uma namorada que não joga comigo, mas que adora me ver perder a cabeça com o maldito Mr. Bones. Aquilo sempre garante boas risadas a ela. Quanto a mim, só não quebro o controle, porque o alvo certamente seria a cabeça dela. E nesse caso, isso não seria nada bom. Mas voltando ao assunto que abordei no início, a grande dificuldade para um colecionador de videogames diz respeito à visão preconceituosa que somos vítima ao abrirmos a boca para alguém com mais de 20 anos e revelarmos que fomos capazes de pagarmos seiscentos reais em um videogame que não se fabrica mais. A pergunta feita sempre é: Mas porque comprar um videogame que não se fabrica mais? O susto torna ainda maior ao revelarmos que provavelmente aquele videogame nunca deixará sua caixa. Tudo bem, eu confesso que é muita grana para ficar parada. Mas agora me sinto no direito de questionar. Pra que diabos serve esse capitalismo consumista? Sei muito bem que mulheres compram sandálias que no máximo usam uma vez, que sujeitos compram pranchas de surf sem morar no litoral, que outros compram tacos de baseball com o único objetivo de ornamentar seus respectivos quartos, que alguns compram bolas de basquete mas que nunca sequer arremessaram contra uma cesta... Então porque diabos eu não posso ter um videogame com o mesmo intuito? É a velha e maldita visão preconceituosa que algumas coisas são hábitos exclusivos de determinadas idades.
Se puderem responder minhas perguntas, eu prometo que respondo porque tenho 3 sega saturn. Srsrsrsr

11 comentários:

Joanita disse...

Eu não disse que homem acha que só existem mulheres que não gostam de videogames (vide comentário acima)? Eu sou uma aberração isso sim. Uma discrepância no meio dessa sociedade que estabelece estereótipos machistas para as mulheres.

Bem essas perguntas só podem ser respondidas pelo mesmo motivo argumentado acima. A sociedade estabelece padrões, quando não o seguimos somos discriminados. As pessoas temem as mudanças, portanto isso não vai mudar tão cedo.

Então continuamos assim, a margem dos padrões e estereótipos impostos e felizes da vida como nossos pequenos prazeres como passar a tarde toda apertando os botões em todas as sequências possíveis para descobrir os fantásticos especiais que irão detonar nosso inimigo.
:P

Unknown disse...

Realmente um fantástico texto... de certa forma sinto um pouco culpada por esse seu fascinio pela sua coleção pois o primeiro video game do começo de seu gosto de colecionar foi vc que me encentivou a comprar acho que se lembra eu sempre gostei muito de jogar, jogo até hoje se bem que meu tempo está muito escasso mas gosto muito e hum mr. bones é tudooooooo... rsrsrs só não tive muito sucesso com win eleven... mas futbol é coisa pra homem... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Gilllllll!!!! acho que não te venderei mais o meu NES, pois vc me fez abrir os olhos para a raridade que tenho em ksa.
hahahahahahaha
Muito Bom seu Blog!!!!!!!!!!
Continue assim!

Joanita disse...

Gente do céu, você se ficou bravo demais comigo, que isso?
Deu para perceber no início da sua resposta isso. Não fique bravo só porque interpretei mal suas palavras. Peço desculpas por isso. E não, eu não sou daquelas "nojentinhas miseráveis metidas a paty de butique" e nem "garotinha mala mimada". Se ainda estiver em dúvida pergunte ao Gil, faz quase um ano que a gente se conheceu (ou já completou não lembro), acho que ele já me conhece o suficiente para lhe dizer se sou paty ou não.
:P
PS: acho belíssimas as coleções "videogamísticas". Além do mais é um grande parque de diversões, ainda mais para mim, que não tenho nenhum console em casa, jogo em emuladores no PC, horrível, mas melhor que nada. Se bem que tenho me divertido muito com meu DS. E de vez em quando dá para jogar Golden Axe no mega drive na casa do fernando, ou uma fantástica batalha de super puzzle fight no sega saturn (aliás, faz tempo que não jogamos não é Herr Silva? Vou ter que desafiá-lo ;P )

Gil Nunes disse...

Pessoal, que descontrole hein!
Enfim, parece que as desavenças foram superadas. Não quero ser processado!
São videogames!
Portanto, a regra é plugar e detonar. Nada mais.
Yeahhhhhh

Joanita disse...

Acho que quem lê este blog já sabe porque você tem três sega saturn.
;P

Fernando Silva disse...

"Por outro lado, a minha vida adulta me trouxe a possibilidade de conquistar tudo que eu não podia quando era um servo dos domínios alheios".

Acho que essa é a base do colecionismo de videogames, conseguir aquilo que você não teve tempos atrás.

Ficou muito bom esse texto... Mr Bones, esse jogo é só pra passar raiva na gente.. Difícil demais hahaha

Fernando Silva disse...

Alguns dizem que as viúvas são as melhores amigas das bibliotecas, pois, logo após a morte do marido, elas doam rapidamente suas coleções para lá.

Não é machismo, acho que é de natureza mesmo. As mulheres tendem a não gostar de acumulações de qualquer espécie (talvez por isso afetar aquela idéia de harmonia de ambientes que elas têm), enquanto os homens adoram acumular tudo.

Mas é claro que existem exceções. Tanto é verdade, que eu comecei a colecionar videogames por causa de uma ex namorada, que, mesmo não sendo exatamente uma colecionadora, gostava de video games e ainda mantinha em casa todos os consoles que teve ao longo da vida.

Anônimo disse...

gente, q descontrole é esse, ta parecendo o forum UOL

como o gil disse, "são videogames"
comportem-se!!!

Nintendo fan

Gil Nunes disse...

Bom, vc tem razão Fernando. No entanto, vc deixou claro que essa regra constitui algumas exceções. Até porque, mulheres costumam manter o hábito de não jogar nem as velhas cartas de amor fora. Portanto, eu creio que nós homens, temos uma aptidão maior para acumular produtos eletrônicos, a medida que elas, colecionam qualquer coisa fútil que costuma ser bastante irritante para nós. Srsrsr
Só lembrando uma vez mais que existem as exceções. Como é o caso da nobre e querida Joanita, que além de gostar de videogames, ainda entende demais de fórmula 1, futebol, quadrinhos e claro, videogames. É isso. Espero que você possa postar em breve alguma colaboração para dignificar o nosso blog.

jasinski disse...

Esse é, sem dúvida, o melhor blog que já encontrei pela internet! Português correto, textos interessantes e tema com o qual me identifico muito. Também sou colecionador, embora minha coleção seja bastante humilde.
Parabéns pelo blog e já adicionei aos favoritos.